F
Título
Aptidão Agrícola das Terras do Estado do Maranhão
Licença
CC BY NC | Uso não-comercial (CC BY-NC 4.0 BR)
+ Permite remixar, adaptar e criar a partir do trabalho para fins não comerciais. Novos trabalhos derivados têm que atribuir o devido crédito e não podem ser usados para fins comerciais, mas os usuários não são obrigados a licenciar os trabalhos derivados sob os mesmos termos.

+ For more info see https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR.
Resumo

O mapeamento da aptidão agrícola das terras do Estado do Maranhão foi executado por Valladares et al. (2007) segundo metodologia desenvolvida por Ramalho Filho e Beek (1995). Essa metodologia interpreta as qualidades do ecossistema pela estimativa das limitações das terras para uso agrícola e pelas possibilidades de correção ou redução dessas limitações, de acordo com diferentes níveis de manejo tecnológico. São considerados cinco fatores limitantes à utilização das terras: deficiência de fertilidade, deficiência de água, excesso de água, susceptibilidade à erosão e impedimentos à mecanização, avaliados a partir de atributos do solo, do relevo e do clima. A partir desses fatores, definem-se quatro classes de aptidão agrícola das terras (boa, regular, restrita e inapta) segundo três níveis de manejo (A, B e C) para quatro tipos de uso (lavouras, pastagem plantada, silvicultura e/ou pastagem natural). As áreas inaptas para qualquer desses tipos de uso são assinaladas como para “preservação da flora e da fauna”. Os níveis de manejo A, B e C representam, respectivamente, baixo nível tecnológico, nível tecnológico médio e alto nível tecnológico.
Para o mapeamento em questão, usou-se como base o Mapa Exploratório – Reconhecimento de Solos do Estado do Maranhão (JACOMINE et al. 1986), digitalizado a partir do original impresso. A avaliação dos fatores limitantes à utilização agrícola das terras e a atribuição das classes de aptidão para cada nível de manejo foram baseadas nos atributos morfológicos, químicos, físicos e mineralógicos das unidades de mapeamento de solo descritos no Boletim de Pesquisa "Levantamento Exploratório-Reconhecimento de Solos do Estado do Maranhão (JACOMINE et al. 1986), bem como em dados de clima, vegetação nativa e relevo. Para a avaliação do relevo, foram calculadas as declividades das superfícies do terreno, a partir de um modelo numérico construído com dados de altimetria obtidos por radar pelo projeto de levantamento suborbital Shuttle Radar Topography Mission (SRTM). Os dados de declividade expressos em um modelo numérico foram usados na construção do mapa de classes de declividade, posteriormente cruzado com o mapa digital de solos em um sistema de informação geográfica. Tal procedimento permitiu a avaliação das limitações atribuídas à declividade do terreno dentro de cada unidade de mapeamento de solos.

Creation Data
Ago. 17, 2023, 3:35 p.m.
Tipo
Vector Data
Categoria
Planejamento Cadastro
information used for appropriate actions for future use of the land. Examples: land use maps, zoning maps, cadastral surveys, land ownership
Regiões
Maranhão
Proprietário
More info
-
Edição
1. ed
Finalidade

Mapeamento da Aptidão Agrícola das Terras do Estado do Maranhão - Projeto financiado pelo SIFEMA - Sindicato da Indústria de Ferro Gusa do Estado do Maranhão.
Os dados foram posteriormente usados no Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão.

Idioma
PortuguêS
Qualidade dos dados

Dados Finais.

Referências:
VALLADARES, G. S.; QUARTAROLI, C. F.; HOTT, M. C.; MIRANDA, E. E. de; NUNES, R. da S.; KLEPKER, D.; LIMA, G. P. Mapeamento da aptidão agrícola das terras do Estado do Maranhão. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2007. 25 p. il. (Embrapa Monitoramento por Satélite. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 6). Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/94819/1/ID-27998.pdf. Acesso em: 17 ago. 2023.
RAMALHO FILHO, A.; BEEK, K. J. Sistema de avaliação da aptidão agrícola das terras. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: EMBRAPA-CNPS, 1995. 65 p. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/330132/1/Sistema-de-avaliacao-da-aptidao-agricola-das-terras-1995.pdf. Acesso em: 17 ago. 2023
JACOMINE, P. K. T. (Coord.). Levantamento exploratório-reconhecimento de solos do Estado do Maranhão. Rio de Janeiro: Embrapa-SNLCS/SUDENE-DRN,1986. 964 p. (Embrapa. SNLCS. Boletim de Pesquisa, 35); (Brasil. SUDENE. DRN. Série Recursos de Solos, 17).

Informações complementares

As definições dos níveis de manejo, segundo Ramalho Filho e Beek (1995), são reproduzidas a seguir. São fundamentais para o entendimento do Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras criado pelos mesmos autores.
Nível de manejo A (primitivo): baseado em práticas agrícolas que refletem...

Tipo de representação espacial
vector data is used to represent geographic data
Nome do atributo Rótulo Descrição Intervalo Média Mediana Desvio padrão
Mais_inten Tipo de uso das terras mais intensivo recomendado para a área em questão NA
Past_nat_A Classificação das áreas aptas para pastagem natural como uso mais intensivo no nível de manejo A NA
Silvic_B Classificação das áreas aptas para silvicultura como uso mais intensivo no nível de manejo B NA
Past_pl_B Classificação das áreas aptas apra pastagem como uso mais intensivo no nível de manejo B NA
Lavoura_C Classificação das áreas aptas para lavouras no nível de manejo C NA
Lavoura_B Classificação das áreas aptas para lavouras no nível de manejo B NA
Lavoura_A Classificação das áreas aptas para lavouras no nível de manejo A NA
area_ha área em hectares NA
subgrupo2 Subgrupo de aptidão agrícola NA
grupo_apt Grupo de aptidão agrícola NA

Comentários (0 total)

Conecte-se para adicionar um comentário

Média de classificação

(0)
  • Legenda

  • Mapas que usam esta camada

    • Esta camada não é utilizada em nenhum mapa atualmente.
  • Criar um mapa usando esta camada

    Clique no botão abaixo para gerar um novo mapa com base nesta camada.

    Criar um mapa
  • Sobre

    Proprietário

    embrapa

    Embrapa Territorial

    Ponto de contato

    Foto de Perfil Padrão

    Nenhum grupo

    Autor dos metadados

    carlos.quartaroli

    Embrapa Territorial