- Título
- Áreas do Cerrado do Brasil com maior potencial à infestação por migração de Helicoverpa armigera por massas de ar.
- Licença
- CC BY NC | Uso não-comercial (CC BY-NC 4.0 BR)
-
+ Permite remixar, adaptar e criar a partir do trabalho para fins não comerciais. Novos trabalhos derivados têm que atribuir o devido crédito e não podem ser usados para fins comerciais, mas os usuários não são obrigados a licenciar os trabalhos derivados sob os mesmos termos.
+ For more info see https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR. - Resumo
Camada resultante de trabalho em fase final de redação para publicação em periódico.
Os autores do trabalho e da camada são:
Rafael Mingoti
Maria Conceição Peres Young Pessoa
Luiz Alexandre Nogueira de Sá
Jeanne Scardini Marinho-PradoEste trabalho avaliou a potencial migração de H. armigera por massas de ar para áreas produtoras de cultivos hospedeiros no Cerrado do Brasil. Foram considerados:
- cultivos hospedeiros: algodão, soja, milho, tomate, feijão, café e laranja;
- principais massas de ar brasileiras;
- presença de grandes áreas com cultivos de laranja, café, eucalipto e pinus (outras potenciais barreiras físicas ao inseto); e
- a localização do bioma Cerrado.Informações das áreas plantadas por município em 2015, disponibilizadas pelo IBGE (SIDRA), foram utilizadas em planos de informação georreferenciados com base na malha municipal de 2015 (IBGE).
Para cada município calculou-se a área plantada relativa (em %), em relação à área plantada nacional anual, para cada uma das culturas anuais avaliadas. Posteriormente, calculou-se, para cada município, a soma da área plantada relativa dessas culturas anuais em 2015. Na sequência, a soma da área plantada relativa das culturas anuais, de cada município em 2014, foi classificada pelo método do Quantil (SLOCUM et al., 2008) em 4 classes, possibilitando selecionar os municípios com classe alta (Q1) de área plantada relativa em 2015.
Foram selecionados:
1) municípios com classe alta de ao menos uma das culturas anuais.
2) municípios com classe alta de um dos cultivos de laranja, café, eucalipto e pinus (outras potenciais barreiras físicas ao inseto).Por fim, foram identificados os municípios onde os dois critérios acima ocorriam simultaneamente.
O banco de dados aqui disponibilizado traz no campo "Legenda" os municípios selecionados nos critérios descritos.
- Creation Data
- Dez. 11, 2018, 7:40 a.m.
- Tipo
- Vector Data
- Palavras-chave
- defesa vegetal , manejo integrado de pragas , lagarta , dispersão
- Categoria
- Agricultura
- rearing of animals and/or cultivation of plants. Examples: agriculture, irrigation, aquaculture, plantations, herding, pests and diseases affecting crops and livestock
- Regiões
- Brazil
- Proprietário
- rafael.mingoti
- Frequência de manutenção
- Não Existem Planos Para Atualização Dos Dados
- Restrições
- Citar como referência o link para acesso a esse metadado do GeoInfo: http://geoinfo.cnpm.embrapa.br/layers/geonode%3Aareasprioritariashelicoverpa_2015_br_completo_epsg4326
- Edição
- 1. ed.
- Finalidade
Apoio a políticas públicas (e novos trabalhos) relacionados ao monitoramento e ao manejo da praga de importância econômica Helicoverpa armigera.
- Idioma
- PortuguêS
- Extensão temporal
- Jan. 1, 2015, meia-noite - Dez. 31, 2015, 11 p.m.
- Informações complementares
Resumo:
Helicoverpa armigera (Hübner, 1808) (Lepidoptera: Noctuidae) é um inseto exótico, altamente polífago, que foi detectado no Brasil em 2013 causando sérios danos em cultivos de soja, milho e algodão, localizados
em áreas estaduais específicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste com a pre...- Tipo de representação espacial
- vector data is used to represent geographic data
Comentários (0 total)
Conecte-se para adicionar um comentário