F
Identificação

Título
Aptidão agrícola das terras para lavouras no nível de manejo B (pouco desenvolvido) - Região Turística do Circuito d...
Resumo

Os dados da camada referem-se a aptidão agrícola das terras para lavouras no nível de manejo B da região turística do "Circuito das Frutas", composta por dez municípios paulistas: Jundiaí, Atibaia, Indaiatuba, Louveira, Itupeva, Morungaba, Itatiba, Jarinu, Vinhedo e Valinhos.

A avaliação da aptidão agrícola das terras foi feita segundo RAMALHO FILHO e BEEK (1995), por interpretação do Mapa Pedológico do Estado de São Paulo (ROSSI, 2017) em formato digital. Para a avaliação das limitações relacionadas ao relevo também foi usado modelo digital de elevação gerado a partir da digitalização e vetorização de dados de altimetria provenientes de cartas topográficas da região na escala 1:50.000, fornecidas pelo IBGE.

O nível de manejo B (pouco desenvolvido) é baseado em práticas agrícolas que refletem um nível tecnológico médio. Caracteriza-se pela modesta aplicação de capital e dos resultados de pesquisas para manejo, melhoramento e conservação das condições das terras e das lavouras. As práticas agrícolas neste nível de manejo incluem calagem e adubação com NPK, tratamentos fitossanitários simples, mecanização com base na tração animal ou na tração motorizada, apenas para desbravamento e preparo inicial do solo. Entre os melhoramentos possíveis, não é levada em conta a irrigação.

As classes de aptidão consideradas, conforme definição de RAMALHO FILHO e BEEK (1995), foram:
Classe boa: terras sem limitações para a produção sustentada de um determinado tipo de utilização, observando as condições de manejo considerado. Há um mínimo de restrições que não reduzem a produtividade ou os benefícios expressivamente e não aumentam os insumos acima de um nível aceitável.

Classe regular: terras que apresentam limitações moderadas para a produção sustentada de um determinado tipo de utilização, observando as condições do manejo considerado. As limitações reduzem a produtividade ou os benefícios, elevando a necessidade de insumos, de forma a aumentar as vantagens globais a serem obtidas do uso. Ainda que atrativas, essas vantagens são sensivelmente inferiores àquelas auferidas das terras de classe boa.

Classe restrita: terras que apresentam limitações fortes para a produção sustentada de um determinado tipo de utilização, observando as condições do manejo considerado. Essas limitações reduzem a produtividade ou os benefícios, ou então aumentam os insumos necessários, de tal maneira que os custos só seriam justificados marginalmente.

Classe inapta: terras que apresentam condições que parecem excluir a produção sustentada do tipo de utilização em questão.

Referências:
RAMALHO FILHO, A.; BEEK, K. J. Sistema de avaliação da aptidão agrícola das terras. Rio de Janeiro: Embrapa-CNPS, 1995. 65 p.
ROSSI, M. 2017. Mapa pedológico do Estado de São Paulo: revisado e ampliado. São Paulo: Instituto Florestal, 2017. V.1. 118p. (inclui Mapas)

Licença
CC BY NC | Uso não-comercial (CC BY-NC 4.0 BR)
+ Permite remixar, adaptar e criar a partir do trabalho para fins não comerciais. Novos trabalhos derivados têm que atribuir o devido crédito e não podem ser usados para fins comerciais, mas os usuários não são obrigados a licenciar os trabalhos derivados sob os mesmos termos.

+ For more info see https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR.
Creation Data
Dez. 19, 2018, 4:45 p.m.
Tipo
Vector Data
Palavras-chave
Circuito das Frutas
Ano de criação
Dez. 19, 2018, 4:45 p.m.
Categoria
Agricultura
rearing of animals and/or cultivation of plants. Examples: agriculture, irrigation, aquaculture, plantations, herding, pests and diseases affecting crops and livestock
Regiões
São Paulo
Publicado
Sim
Caracterizado
Não
Proprietário

Nome
Carlos Fernando Quartaroli (carlos.quartaroli)
email
carlos.quartaroli@embrapa.br
Cargo
Pesquisador
Empresa
Embrapa Territorial
Localização
Av. Soldado Passarinho, nº 303, Fazenda Jardim Chapadão 13070-115 Campinas SP BRA
Voz
(19) 3211-6200
Fax
(19) 3211-6222
Palavras-chave
geotecnologias geoprocessamento sensoriamento remoto

Informações da Camada

Imagem de Identificação
Resolução Espacial
---
Sistema de Projeção
EPSG:4326
Extensão x0
-47.3055958812
Extensão x1
-46.4309149131
Extensão y0
-23.3268333990
Extensão y1
-22.8340059223
Caracteristicas

Frequência de manutenção
Dados São Atualizados Quando Necessário
Finalidade

Mapa elaborado para o projeto "GPAF- Geotecnologias para incrementar a competitividade e sustentabilidade da agricultura familiar no Circuito das Frutas do Estado de São Paulo". Código SEG: 06.14.05.001.00

Idioma
PortuguêS
Informações complementares

dados compatíveis com a escala 1:500.000

Tipo de representação espacial
vector data is used to represent geographic data


OGC WMS: geonode Service
Geserviço OGC:WMS
OGC WFS: geonode Service
Geserviço OGC:WFS

 

Autores

Lista de Autores
Carlos Fernando Quartaroli, Ivan André Alvarez, Sérgio Galdino

 

Autor do Metadado

Nome
Carlos Fernando Quartaroli (carlos.quartaroli)
email
carlos.quartaroli@embrapa.br
Cargo
Pesquisador
Empresa
Embrapa Territorial
Localização
Av. Soldado Passarinho, nº 303, Fazenda Jardim Chapadão 13070-115 Campinas SP BRA
Voz
(19) 3211-6200
Fax
(19) 3211-6222
Palavras-chave
geotecnologias geoprocessamento sensoriamento remoto